quinta-feira, 19 de julho de 2012

PROJETO DE MATEMÁTICA


CMEI ALGODÃO DOCE



Nível III

Professoras Jacirlene Dalpra e Franciele S. de C. Denke



Nome do Projeto: “Aprendendo a Matemática com as Lendas”



O ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações significativas de aprendizagem, que geralmente se concretizam através de atividades atrativas para o educando.

Considerando a importância da interdisciplinaridade para a prática pedagógica direcionada às primeiras fases da infância, o desenvolvimento de atividades matemáticas fundamentadas no contexto das lendas do folclore brasileiro, torna-se uma estratégia produtiva na busca por melhores resultados de aprendizagem, uma vez que, grande parte das crianças demonstra curiosidade e interesse pelos personagens e histórias relacionados a esse tema.

Nosso projeto focou situações de aprendizagem da matemática envolvendo o contexto das lendas do Curupira, do Saci-Pererê e do Negrinho do Pastoreio, em duas turmas de Nível III, sendo 29 (vinte e nove) alunos de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos.

Temos como objetivos, realizar contagem oral; observar e representar as quantidades; compreender o conceito de subtração; desenvolver noções para formação de conjuntos a partir da classificação de cores e objetos.

Dentre as propostas destaca-se: leitura de histórias; dramatização das lendas; murais; marcas gráficas; jogo da memória; recorte e colagem; máscaras; quebra-cabeça; jogos; atividades de registro; confecção de maquetes.

A avaliação dar-se-à analisando a variedade de atividades que o projeto apresenta, os registros serão feitos ao final de cada uma delas, seguindo os objetivos de acordo com o que foi aplicado nas aulas. Em um contexto geral, a observação da participação e interesse dos alunos será fundamento principal para a avaliação dos resultados projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário