CMEI
ALGODÃO DOCE
Nível III
Professoras Jacirlene Dalpra e Franciele S.
de C. Denke
Nome do Projeto: “Aprendendo a Matemática com as Lendas”
O ensino da Matemática na
Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações
significativas de aprendizagem, que geralmente se concretizam através de
atividades atrativas para o educando.
Considerando a importância
da interdisciplinaridade para a prática pedagógica direcionada às primeiras
fases da infância, o desenvolvimento de atividades matemáticas fundamentadas no
contexto das lendas do folclore brasileiro, torna-se uma estratégia produtiva
na busca por melhores resultados de aprendizagem, uma vez que, grande parte das
crianças demonstra curiosidade e interesse pelos personagens e histórias
relacionados a esse tema.
Nosso projeto focou
situações de aprendizagem da matemática envolvendo o contexto das lendas do
Curupira, do Saci-Pererê e do Negrinho do Pastoreio, em duas turmas de Nível
III, sendo 29 (vinte e nove) alunos de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos.
Temos como objetivos,
realizar contagem oral; observar e representar as quantidades; compreender o
conceito de subtração; desenvolver noções para formação de conjuntos a partir
da classificação de cores e objetos.
Dentre as propostas destaca-se: leitura de
histórias; dramatização das lendas; murais; marcas gráficas; jogo da memória;
recorte e colagem; máscaras; quebra-cabeça; jogos; atividades de registro;
confecção de maquetes.
A avaliação dar-se-à analisando
a variedade de atividades que o projeto apresenta, os registros serão feitos ao
final de cada uma delas, seguindo os objetivos de acordo com o que foi aplicado
nas aulas. Em um contexto geral, a observação da participação e interesse dos
alunos será fundamento principal para a avaliação dos resultados projeto.
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